sábado, 30 de maio de 2009

30/08/08

Estudo do texto:

AGROECOLOGIA: resgatando a agricultura orgânica a partir de um modelo industrial de produção e distribuição.

Miguel A. Altieu e Clara i. Nicholls.
Revista: Ciência e Ambiente: jul/dez de 2003
.


AGRICULTURA ORGÂNICA (dependente de recursos externos)= MONOCULTURA ORGÂNICA.


A alta variabilidade de processos ecológicos e suas interações com fatores heterogênicos de vista social, cultural político e econômico geram sistemas locais de produção orgânica em que são essencialmente únicos e não precisam de receitas.
A promoção da biodiversidade dentro dos sistemas agrícolas é o pilar fundamental de seu redesenho.
O objetivo principal dos sistemas agroecológicos consiste em integrar componentes de maneira que a eficiência biológica global seja incrementada, a biodiversidade preservada, e a produtividade do ecossistema e sua alta capacidade de se sustentar sejam mantidas.
Consorciação de culturas levando em consideração as plantas companheiras e repelentes a pragas. Podem até se utilizar flores em faixas. O girassol é uma ótima cultura, por ser comercial e atratinva de Inimigos Naturais.
O uso de bordaduras – pode ser até com plantas domésticas, mas, ao meu ver, as culturas silvestres são as melhores.
Preservação e resgate de variedades locais tradicionais.
Adubação verde para manter a fertilidade do solo.
A principal estratégia agroecológica para mover os agricultores para além da agricultura orgânica reside em explorar a complementaridade e os SINERGISMOS que resultam do uso de várias culturas, florestas e animais em agroecossistemas de arranjo espacial e temporal de policulturas agroflorestais e integração LAVOURA/PECUÁRIA.
Há uma necessidade muito grande para se alimentar a rede rural, o que faz necessário a criação de mercados locais, enfatizando negocio justo e outros mecanismos que concentrem os produtores aos consumidores mais diretamente.
O grande desafio é ajustar formas de Agricultura Orgânica que sejam socialmente iguais, economicamente viáveis e de cunho ambiental.
INTENÇÕES TECNOLÓGICAS OU AMBIENTAIS NÃO SÃO SUFICIENTES PARA DISSEMINAR UMA AGRICULTURA COM BASE AGROECOLÓGICA.